Você já ouviu falar em neuropsicologia?

Publicado por cumedesenvolvimento em

Por Fernando Reis

Muitos pensam que a atuação profissional do psicólogo se resume aos atendimentos de psicoterapia, com aquele famoso estereótipo: “fale-me mais sobre isso”.

Entretanto, existem diversas áreas em que os psicólogos podem atuar e a neuropsicologia é uma delas. Ela é a área da psicologia e das neurociências que visa compreender as relações entre o cérebro, a cognição e o comportamento humano.

Por meio de diversos estudos e evidências científicas obtidos ao longo dos anos, foi possível identificar quais áreas cerebrais são responsáveis pelas nossas funções cognitivas, como a memória, a atenção, a percepção, o planejamento etc. Estas descobertas possibilitaram o desenvolvimento de testes sensíveis o suficiente para avaliar e mensurar o desempenho de cada uma dessas funções.

Estes testes, majoritariamente de uso exclusivo de psicólogos, são utilizados nas avaliações neuropsicológicas com o intuito de averiguar se essas funções cognitivas estão dentro, acima ou abaixo do esperado em comparação à média da população que possuem as mesmas característica do avaliado: sexo, idade, escolaridade, por exemplo. Caso seja constatado algum prejuízo, estratégias e intervenções específicas são elaboradas com a finalidade de amenizar a dificuldade vivenciada pelo avaliado.

Estes resultados da avaliação neuropsicológica possuem um papel importante para a realização de diagnósticos complementares, prognósticos, intervenções clínicas, pesquisas e ensino.

Portanto, a avaliação neuropsicológica tem como objetivo levantar dados para compreender o funcionamento cognitivo e comportamental do avaliado, sendo capaz de auxiliar na avaliação de: Déficit de Atenção e Hiperatividade, Deficiência Intelectual, Dislexia, Autismo, entre outros.

Categorias: #TEA

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *